PF pega bando em Cuiabá por traficar drogas e armas em carros alugados
A investigações apontam que o grupo transportou toneladas de drogas e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.

Por Redação
Publicado 22/05/2024
A A
Foto: Assessoria/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22) a Operação Escamotes, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com base em Cuiabá, que traficava drogas em fundos falsos de veículos alugados. A investigações apontam que o grupo transportou toneladas de drogas e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros estados da federação.

Com o apoio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), os policiais cumprem no momento 13 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual de Mato Grosso. Esses mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Vitória da Conquista (BA) e Hidrolândia (GO).

O trabalho policial apontou que um grupo criminoso situado em Cuiabá enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.

As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa que transportava cerca de 40 quilos de droga em um fundo falso de veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos líderes do grupo criminoso.

A Operação Escamotes conta com aproximadamente 50 policiais federais e 8 membros do Gaeco.

O nome da operação deriva do verbo "escamotear'', que significa: “encobrir (algo) com rodeios ou subterfúgios”, fazendo alusão ao modus operandi do grupo, que transportava os entorpecentes em fundos falsos produzidos nos veículos (transportar a droga escondida/escamoteada).

Foto: Assessoria/PF

Fonte: Reporter MT