FLAGRANTE: PF prende homem por abuso de vulnerável em Terra Indígena
Criança e seus familiares foram prontamente atendidos pela rede de proteção acionada
A Polícia Federal prendeu em flagrante, na última terça-feira (06/05), um homem suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável dentro da Terra Indígena Igarapé Ribeirão, localizada no município de Guajará-Mirim, fronteira de Rondônia.
A ação foi desencadeada logo após a Polícia Federal receber denúncias sobre uma possível violência sexual praticada contra uma criança indígena.
Para garantir o apoio especializado e o respeito às normas de proteção aos povos originários, as equipes da PF contaram com o acompanhamento de servidores da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Ao chegarem na aldeia, os agentes realizaram levantamentos preliminares e colheram depoimentos cruciais de familiares e testemunhas. Diante dos elementos que indicavam a materialidade e autoria do crime, foi dada voz de prisão ao suspeito ainda no local.
O investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Guajará-Mirim, onde foram realizados os procedimentos de polícia judiciária. Ele permanece detido e à disposição da Justiça Federal.
A criança e seus familiares foram prontamente atendidos pela rede de proteção acionada. O acolhimento visa garantir o suporte psicológico e social necessário diante da gravidade do ocorrido.
A Polícia Federal reforça que crimes contra grupos vulneráveis e comunidades indígenas são prioridades de repressão, visando garantir a integridade e os direitos humanos fundamentais nessas regiões.
Fonte: rondoniaovivo