Iniciada a 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional nesta segunda feira em Ji-Paraná

Publicado 22/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Já foi dada a abertura da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack em Ji-Paraná. Iniciada nesta segunda-feira, 22 de maio, o evento deve se estender até o dia 27 de maio, quando será encerrada a feira de Agronegócios, a maior da região Norte do Brasil.

Neste primeiro dia de evento, uma presença marcante foi o da Senhora Elizalde Jacob, agricultora da região de Jacupiranga em Jaci-Paraná, que veio junto a uma comitiva de aproximadamente 600 pessoas, pequenos agricultores de Porto Velho, com o intuito de conhecer as novidades da lavoura cafeeira.

Dona Elizalde que se auto denominou curiosa, disse que até o momento havia plantado apenas um pouco de lavoura cafeeira, mas devido a dificuldade em arrumar mudas, acabou plantando tarde, e já no meio da lavoura de melancia que cultivava na propriedade.

Conforme a produtora, ela acredita que o consórcio entre melancias e a lavoura cafeeira, tem tudo para dar certo, especialmente se for uma lavoura irrigada. Ela já vem trabalhando com a diversificação da lavoura, haja vista, que trabalha com gado, fabrica o queijo e o iogurte com uma ótima aceitação, e agora a melancia e o café. 

A produtora inicialmente plantou 1.200 pés de café, mas segundo ela própria a intenção é chegar a pelo menos 5.000 pés do café Clonal. Ela foi atendida na EMATER pelo Presidente da instituição, Luciano Brandão, que mostrou todas as técnicas e as inovações que estão sendo implantadas na lavoura cafeeira do Estado.

“O povo da roça vive muito sem dinheiro, mas vive porque não sabe trabalhar, tem que estar todo dia inovando, criando alguma coisa diferente, quando a gente se aperta de um lado a gente vai do outro. A agricultura tem muita riqueza.” Disse Dona Elizalde.

Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias
Foto: Ji-Paraná Noticias