Segurança também está sendo tratada durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional

Publicado 22/05/2023
Atualizado 22/05/2023
A A
Foto: Ji-Paraná Noticias

Além de toda logística e aparatos necessários para a realização da 10ª Edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, que acontece de 22 a 27 de maio, na região central de Rondônia, cidade de Ji-Paraná, as inovações quanto ao sistema de segurança estará sendo apresentado nesta edição.

A questão da segurança rural já é realidade no Estado de Rondônia, com a implantação do “Programa de Segurança Rural”, pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, que em parceria com a     Prosoja, está utilizando equipamentos modernos, possibilitando dessa forma o atendimento rápido ao homem do campo.

Esse mecanismo permite que a polícia colete  dados pessoais dos proprietários e funcionários, realizando o mapeamento de informações sobre maquinários e implementos agrícolas e a marca do gado pertencente a cada propriedade, e lança em um sistema que permite a rápida identificação e localização da propriedade e dos proprietários. Inicialmente esse programa está sendo executado no Distrito de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Vila Marmelo, Extrema e Nova Califórnia. 

Outro grande investimento em se tratando de segurança, trata do Sistema Interativo de Segurança – Totens que está sendo apresentado nesta edição da Rondônia Rural Show Internacional, com o intuito de garantir um atendimento mais eficaz. Esse sistema já está sendo aplicado na cidade de Porto Velho em pontos estratégicos da cidade com maior fluxo de pessoas e com índices criminais consideráveis, tais como praças públicas e centros comerciais.

Esse sistema permite que a pessoa se aproxime do equipamento, e ao apertar o botão, imediatamente essa pessoa passa a ser atendida por um dos operadores do Centro Integrado de Operações (CIOP), o qual cria a ocorrência e a despacha para as Guarnições de serviço.

As informações são que pelo menos 82 equipamentos serão instalados nos diversos municípios do Estado de Rondônia, dos quais 40 somente na capital do Estado, Porto Velho.

Foto: Ji-Paraná Noticias